Prosopopéia: (substantivo feminino) 1. Rubrica: retórica. Figura pela qual o orador ou escritor empresta sentimentos humanos e palavras a seres inanimados, a animais, a mortos ou a ausentes; personificação, metagoge. 2. Derivação: por extensão de sentido; discurso empolado ou veemente.
(Dicionário Houaiss)

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mais sobre Enviu e Stef van Dongen

Enviu significa Inovadores em Sustentabilidade. Como diz o próprio site, é uma organização internacional e rede de comunicação feita por jovens e para jovens. O objetivo da organização é contribuir para um mundo sustentável, inspirando jovens empresários a cooperar na busca de soluções rentáveis para questões ambientais e sociais. O responsável por esse empreendimento é o jovial Stef van Dongen, holandês de 33 anos, nitidamente apaixonado pelo que faz. Em sua participação na plenária sobre Liderança e empreendedorismo socioambiental, Stef falou sobre a capacidade e habilidade dos jovens de hoje em criar comunidades onde compartilham idéias e informações, sobre o espírito empreendedor dessa geração, em que as pessoas chegam ao topo de suas carreiras cada vez mais jovens e sobre o crescente interesse dessa geração em Sustentabilidade. Mas não foi só sobre juventude que ele falou. Stef van Dongen apresentou dois projetos muito interessantes: o “Sustainable dance club” e o “Green Tuk Tuk”.

O primeiro é uma danceteria em que a pista de dança gera uma grande parte da energia consumida pelo estabelecimento. O piso capta a energia proveniente do impacto dos pés das pessoas dançando e a transforma em energia elétrica, diminuindo assim a necessidade do uso de fontes de energia poluentes. E o projeto não ficou só no papel: já existem algumas danceterias com esta na Holanda. Este projeto foi eleito três vezes a melhor idéia do mundo em negócios ecológicos.

O segundo foi um concurso entre estudantes de sete universidades holandesas e indianas, cujo objetivo era aperfeiçoar o Tuk Tuk (meio de transporte altamente poluente, comum na Índia, que funciona como um táxi), diminuindo a emissão de gás carbônico em, no mínimo, 40%, e proporcionando uma melhora nas condições sociais e econômicas dos motoristas e suas famílias, mal vistas na sociedade Indiana.

Para saber mais sobre esses e outros projetos revolucionários da Enviu, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião, pergunta, zoação, história que aconteceu com o primo do vizinho do seu amigo...

Agenda