Prosopopéia: (substantivo feminino) 1. Rubrica: retórica. Figura pela qual o orador ou escritor empresta sentimentos humanos e palavras a seres inanimados, a animais, a mortos ou a ausentes; personificação, metagoge. 2. Derivação: por extensão de sentido; discurso empolado ou veemente.
(Dicionário Houaiss)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Primeiro dia de Congresso

Começou hoje o Sustentável 2009, um dos mais importantes eventos sobre Sustentabilidade do Brasil.

Wellington Nogueira, fundador e coordenador do projeto Doutores da Alegria, abriu o evento com uma descontraída apresentação teatral, caracterizado como Pajé, trazendo consigo uma bola, simbolizando o Planeta Terra, que chamava a atenção para a responsabilidade de nós, habitantes deste planeta, mantê-lo habitável e saudável para a nossa e para as próximas gerações.

O Presidente da Philips Brasil e Chairman do CEBDS, Marcos Bicudo, deu início à Plenária de Abertura do Congresso, destacando que a participação mais importante nesse Congresso é a de cada uma das pessoas que estavam presentes no Congresso, já que “o desafio da Sustentabilidade passa primeiro pelo exercício de cidadania de cada um de nós e da nossa atividade enquanto estamos aqui...”. Logo após, o Sr. Fernando Almeida, Presidente-executivo do CEBDS destacou que, para que o mundo sobreviva, temos que ser subversivos, revolucionando nossas atitudes, ou dificilmente teremos tempo para realizar as mudanças necessárias à sobrevivência da humanidade. Achim Steiner, Diretor-Executivo do PNUMA, ainda chamou a atenção para o fato de que a produção de energia limpa gera maior número de empregos do que as outras formas de produção de energia e que não podemos esperar que o preço do petróleo suba demasiadamente para utilizarmos energias alternativas.

Em seguida, na Plenária sobre Inovação para Mudanças Globais: perspectivas e desafios, Fernando Almeida disse que, infelizmente, ainda não nasceu um Mandela da Sustentabilidade, nem um Martin Luther King da Biodiversidade, ao falar sobre a despreocupação das pessoas em relação ao meio ambiente. Apesar disso, o Prof. Goldemberg, Coordenador da Comissão de Bioenergia do Estado de São Paulo, disse que os países que iniciaram seu processo de industrialização mais recentemente (a partir do início do século XX), aprenderam com o passado e estão utilizando menor quantidade de energia do que seus predecessores (principalmente Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha), e que esse uso deve ainda diminuir. Ao final do debate, iniciou-se a belíssima apresentação do grupo musical Mawaca, finalizando o primeiro dia de Sustentável 2009.

Amanhã teremos novas discussões sobre as inovações que possibilitarão um Desenvolvimento sustentável e o papel da Educação na produção de resultados no contexto de sustentabilidade. Confiram a programação no link:

http://www.sustentavel.org.br/site/programacao.php

Confiram as fotos de hoje e não percam amanhã a cobertura ao vivo pelo twitter: @lekapmc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião, pergunta, zoação, história que aconteceu com o primo do vizinho do seu amigo...

Agenda